no site na web Voltar ao inícioHomePesquisarPesquisarMapa do siteMapa do Site
A Ordem Rosacruz e a Maçonaria


É muito comum na Maçonaria abordar o assunto "Filosofia Rosacruz" e até mesmo falar-se da "Ordem Rosacruz" em seus estudos.

A ligação entre a Maçonaria e os Ensinamentos Rosacruzes são indiscutíveis, basta dedicar-se a uma investigação para facilmente concluir que toda a Simbologia da Maçonaria (e principalmente seus Graus chamados Capitulares) muito tem em comum com os ensinos Rosacruzes, no entanto, nos dias de hoje, existe uma grande confusão e falta de compreensão a respeito destes assuntos, a ponto de afirmar-se erroneamente que os Rosa-Cruzes saíram da própria Maçonaria, o que é simplesmente um absurdo.

   
Filosofia Rosacruciana


Max Heindel

Com o objetivo de eliminar uma errônea e comum concepção, desejamos esclarecer os estudantes que não somos Rosacruzes pelo fato de estudarmos seus ensinamentos, nem ainda nossa admissão no Templo nos dá o direito de adotar esse título. O autor, por exemplo, é unicamente um "irmão leigo", um discípulo, e sob nenhuma circunstância se denominaria a si mesmo - Rosacruz. Sabemos de sobra que quando um rapaz se gradua, num ginásio, nem por isso está preparado para ensinar. Deve antes assistir à Escola Superior e Universidade e ainda então pode acontecer que não se sinta inclinado a ser professor. Semelhantemente, na escola da vida, por um homem ter se graduado na Escola de Mistérios Rosacruzes não é nem ainda assim um Rosacruz. Os graduados nos vários nas várias Escolas de Mistérios Menores passam às cinco Escolas de Mistérios Maiores. Nas quatro primeiras, passam pelas quatro Grandes Iniciações, e por último alcançam o Libertador, recebendo conhecimentos concernentes a outras evoluções, e onde se lhes dá a escolher entre ficar aqui para assistir a seus irmãos, ou entrar em outra evolução como auxiliares. Aos que escolhem ficar aqui como auxiliares, dão-se-lhes diversas tarefas, de acordo com seus gostos e inclinações naturais. Os Irmãos da Rosa-Cruz estão entre esses Compassivos Seres, sendo um sacrilégio arrastar pela lama o nome "Rosacruz", usando-o como título próprio, quando não somos mais que estudantes de suas Sublimes Doutrinas.

Da obra "Conceito Rosacruz do Cosmos"

A Ordem dos Rosacruzes

A misteriosa Ordem dos Rosacruzes foi fundada no século XIII por um grande mestre espiritual cujo nome simbólico era Christian Rosenkreuz, ou Cristão Rosacruz.
Nos séculos transcorridos desde que a Ordem foi fundada, seus integrantes tem trabalhado secreta e silenciosamente, esforçando-se para modelar o pensamento humano com vistas ao seu desenvolvimento espiritual. Às suas atividades devemos a gradual conciliação entre o coração e o intelecto, e a espiritualização de nossa ciência, antes tão materialista.
Max Heindel, fundador da Fraternidade Rosacruz, foi o mensageiro escolhido e preparado pelos Irmãos Maiores da Ordem para divulgar os ensinamentos rosacruzes no intuito de despertar os poderes latentes do homem e de estabelecer uma união entre o coração e a mente, sem o que, segundo São Paulo, o conhecimento de todos os mistérios é inútil.

Da obra "Maçonaria e Catolicismo"

Max Heindel

Voltar Topo Indicar a um amigo Imprimir
 

A.'.R.'.L.'.S.'. ELIPHAS LEVI
Rua Guaimbé, 192 - Mooca – São Paulo – SP
e-mail: eliphaslevi@eliphaslevi.com.br

  Nipotech